PEDRO PIRES DISTINGUIDO COM DOIS HONORIS CAUSA
Em reconhecimento ao seu papel central na história recente de Cabo Verde e no fortalecimento da democracia, Pedro Pires, ex-primeiro-ministro e ex-presidente da República e Patrono do IPP, foi distinguido com dois títulos de Doutor Honoris Causa. As homenagens, realizadas nos EUA e em Cabo Verde, ocorreram no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da independência do país.
A 20 de Junho, a Bridgewater State University (BSU), em Massachusetts, atribuiu a Pedro Pires o grau de Doctor of Humane Letters Honoris Causa, numa cerimónia organizada pelo Pedro Pires Institute for Cabo Verdean Studies, entidade que integra a universidade. O evento contou com a presença de académicos, estudantes, membros da diáspora cabo-verdiana e representantes institucionais como Vinny DeMacedo e Michael Taylor, que destacaram a longa relação entre a BSU e Cabo Verde, em especial com a sua diáspora no estado de Massachusetts. No seu discurso, Pedro Pires sublinhou a importância da ética e da comunicação na liderança política e social, afirmando: “Para você ser um revolucionário, tem de ser honesto”. A cerimónia reforçou o papel do instituto com o seu nome como um símbolo duradouro da cooperação académica e cultural entre Cabo Verde e os EUA.
Já no dia 7 de Julho, foi a vez da Universidade do Mindelo homenagear o antigo chefe de Estado cabo-verdiano, durante uma cerimónia solene. Inserida nas celebrações do 23.º aniversário da universidade e do cinquentenário da independência nacional, a cerimónia contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, e de diversas figuras da vida académica, política e cultural do país. O Reitor da Uni-Mindelo, Albertino Graça, descreveu a atribuição do título como “um gesto de profunda gratidão”, destacando Pires como um “farol inspirador” para a democracia cabo-verdiana. O elogio académico esteve a cargo do professor António Sampaio da Nóvoa, que realçou o impacto histórico da trajetória de Pires, afirmando que se trata de “uma vida e uma história que mudaram Cabo Verde e Portugal”. Sublinhou, ainda, a ligação direta entre a luta anticolonial conduzida por líderes africanos e o processo que culminou na Revolução dos Cravos, em Portugal.
As duas distinções, atribuídas num intervalo de menos de um mês, ganham um significado acrescido ao ocorrerem no contexto das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde. A cerimónia nos EUA destacou a relevância de Pedro Pires junto da diáspora e das instituições internacionais, enquanto a homenagem no Mindelo consolidou o reconhecimento nacional do seu legado político, ético e institucional. Em ambos os casos, o percurso de Pedro Pires foi exaltado como exemplo de liderança transformadora, marcada pela coragem, integridade e compromisso com o bem público.
Estas atribuições Honoris Causa reforçam a influência de Pedro Pires como figura incontornável da história recente cabo-verdiana e como referência internacional de liderança ética e democrática. Num momento simbólico para o país, o reconhecimento académico nacional e internacional reafirma o valor da sua contribuição para a construção de um Estado soberano, democrático e respeitado no mundo.
Notícias recentes
» PEDRO PIRES DISTINGUIDO COM DOIS HONORIS CAUSA» PROTOCOLO IPP/CEIDA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
» AQUILO QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER, NESTE FINAL DE ANO
» BIBLIOTECA PRESIDENCIAL DO IPP
» IPP ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FILIPE
» IPP ASSINA ACORDO COM UNIVERSIDADE DA CORUÑA
» HOMENAGENS A CORSINO TOLENTINO E DESMOND TUTU
» TERMINA CICLO DE FORMAÇÕES-PILOTO DA ACADEMIA DE LIDERANÇA
» PRAIA E A TEMPESTADE
» COMANDANTE PEDRO PIRES SOLIDARIZA-SE COM A LUTA DOS AFRODESCENDENTES NORTE-AMERICANOS
» TERCEIRA CARTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» COVID -19: MENSAGEM DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» CARTA ABERTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CABO VERDE
» ATÉ SEMPRE, CAMARADA MARCELINO!
» MORNA ELEVADA A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE
