NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
9 Abril 2019 | Vista 2804 vezes |

JOVENS AFRICANOS E MIGRAÇÃO: DESAFIOS FUTUROS


Terminou mais um Fim-de-Semana de Governação da Fundação Mo Ibrahim, desta vez em Abidjan. Como em anos anteriores, o Comandante Pedro Pires esteve presente, tendo participado como orador-convidado no Fórum Africano de Filantropia, que aconteceu nos bastidores do “Ibrahim Governance Weekend”. Este Fórum, com apoio da Fundação Ford, debateu o tema “Jovens africanos e migração: filantropos assumindo a liderança” e proporcionou uma plataforma para filantropos e outros stakeholders examinarem as causas da imigração ilegal, oferecerem possíveis soluções e destacarem o efeito cascata de políticas que oferecem oportunidades para a juventude africana, num esforço para reverter a tendência da migração.

Durante a sua intervenção, o Comandante Pedro Pires identificou algumas áreas de intervenção prioritárias para vencer o imobilismo e os constrangimentos sociais. Referiu a educação básica, a formação cívica, a capacitação específica para o exercício da liderança social, a informação objectiva e inteligível sobre as realidades sociais e económicas nacionais ou estrangeiras, a defesa do meio ambiente, a capacitação técnico-profissional, a promoção de actividades económicas e socioculturais portadoras de emprego e de dinâmica de desenvolvimento económico e sociocultural.

Como conclusão disse que o que faz mover os jovens africanos são, certamente, a pobreza e o desemprego. “Estes são os dois males sociais a erradicar, obrigatoriamente!”

Menu Top