NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
24 Abril 2018 | Vista 2318 vezes |

GANA E RUANDA NA ROTA DO PRESIDENTE


O Comandante Pedro Pires, ex-Presidente da República de Cabo Verde e Patrono do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), encontra-se de visita ao Gana, desde o passado dia 19 de Abril, para proferir três palestras sobre liderança na University of Development Studies (UDS), na cidade de Tamale.

O convite partiu do antigo Presidente da Tanzânia, Benjamin William Mkapa,, palestrante em 2017 nessa mesma Universidade. O Comandante Pires aceitou proferir as referidas palestras, que têm como tema central a liderança e os desafios em África. Desde 2013, a UDS tem vindo a convidar antigos Chefes de Estado Africanos, tendo já sido palestrantes os ex-Presidentes Obasanjo (Nigéria), Mogae (Botswana), Chissano (Moçambique) e Pohamba (Namibia), usando a referida Universidade como uma plataforma para debater questões ligadas à liderança e à boa governação em África.

Situada no norte do Gana, a UDS foi fundada em 1992, com o propósito de de contribuir para que as universidades desempenhem um papel mais activo na abordagem dos problemas da sociedade, particularmente nas zonas rurais, onde se enfatiza o ensino prático, a pesquisa e o trabalho de campo, com vista à redução da pobreza, a fim de se acelerar o desenvolvimento nacional.

Do intenso programa de trabalhos organizado pela UDS, destacam-se, visitas de cortesia aos ex-Presidentes do Gana Jerry John Rawlings e John Agyekum Kufuor, e ao actual Vice-Presidente do Gana, Alhaji Mahamadu Bawumia. A primeira palestra proferida pelo Presidente Pires teve lugar, segunda-feira, 23 de Abril, sobre o tema: “Uma visão da luta pela libertação do colonialismo”. A segunda e a terceira palestras nos dias subsequentes, sobre os seguintes temas: “Uma visão da construção dos Estados soberanos” e “Os Desafios Africanos”, respectivamente.

De Accra, o Comandante Pires, seguirá para Kigali, Ruanda, para participar no Fórum Mo Ibrahim, de 27 a 29 de Abril. O tema deste ano é “O Serviço Público em África”. Nas palavras de Mo Ibrahim: “O serviço público é o pilar da governação. Sem serviços públicos fortes e funcionários públicos comprometidos, não haverá entrega eficiente dos bens e serviços públicos esperados, nem implementação de qualquer compromisso, por mais expressivo que seja”. Para além do Fórum, terá também lugar em Kigali a cerimónia de entrega do Prémio Mo Ibrahim, sendo a laureada deste ano a ex-Presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, primeira mulher a receber o prémio.

Em Kigali, o programa inclui, ainda, a realização do primeiro Mo Ibrahim Foundation Next Generation Workshop, que contará com a presença de duas ex-formandas do Instituto Pedro Pires para a Liderança. As formandas terão oportunidade de participar tanto no Workshop como no Fórum.

Menu Top