DIALOGUE CAFÉ PRAIA ARRANCA EM BREVE
O Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP) e o Dialogue Café assinaram, em 2015, um protocolo de cooperação, com vista à implementação do Dialogue Café na cidade da Praia. O IPP vê no projecto “Dialogue Café Praia” um meio de inovação na promoção de diálogos interculturais.
O que é o Dialogue Café?
O Dialogue Café - Associação para a Promoção do Diálogo entre Culturas é uma associação portuguesa sem fins lucrativos, sob a liderança do ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio. É a primeira rede de colaboração de vídeo conferência de alta qualidade, projectada especificamente para a sociedade civil.
Juntamente com a Cisco Systems e a Fundação Calouste Gulbenkian, os dois principais parceiros neste projecto, a Associação Dialogue Café instalou uma rede global de espaços físicos de Dialogue Cafés em várias cidades do mundo. Estes Dialogue Cafés dão acesso a vídeo conferências de alta qualidade, que permitem ligações cidade-a-cidade e conversas multi-cidade sobre os mais variados temas. Permite, ainda, a partilha de experiências, a aprendizagem entre pares e a criação de parcerias em projectos que visam enfrentar desafios globais.
A Associação Dialogue Café trabalha com vários parceiros, incluindo: Waag Society; Amsterdam Innovation Motor; Universidade Cândido Mendes; ABGC; Fundação EDP; Fundação Vanzolini; Universidade de São Paulo; Fundação Calouste Gulbenkian em Paris e Lisboa; Paltel Group Foundation; Palestian Women Forum; Município de Ramallah; Mediateka; EIT+; British Innovation Gateway (BIG); The Social Innovation eXchange (SIX); DC Link e outros.
Actualmente, existem vários Dialogue Cafés instalados e em funcionamento, incluindo em Amsterdam, Cleveland, Lisboa, Évora, Londres, Melbourne, Northampton, Paris, Wroclaw, Rio de Janeiro, Florença, Ramallah e Beirute, apresentados por vários parceiros locais, entre eles. Há, ainda, a possibilidade de expansão para mais de 20 Dialogue Cafés em outras cidades.
Como é que funciona?
A tecnologia utilizada (Cisco Tandberg/TelePresence) liga pessoas via vídeo de alta definição e som, permitindo-lhes falar e reunir-se num contexto que é tão “real” quanto possível, apesar de estarem em lados diferentes do mundo. É a única organização mundial que fornece a organizações da sociedade civil acesso a essa tecnologia. O objectivo é fomentar o diálogo e a cooperação intercultural, dando à sociedade civil a oportunidade de interagir com outras realidades.
É baseado na ideia de que “nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós” e acredita que o diálogo intercultural é a chave para a inovação social. Conversas e colaborações com vários stakeholders podem levar a novas formas de pensar e de fazer: pode-se capacitar indivíduos e comunidades e, com isso, quebrar preconceitos e equívocos, promovendo uma maior compreensão e cooperação entre culturas.
O Dialogue Café assenta em quatro pilares: diálogo/compreensão, inovação, empreendedorismo e conhecimento.
Notícias recentes
» PROTOCOLO IPP/CEIDA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL» AQUILO QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER, NESTE FINAL DE ANO
» BIBLIOTECA PRESIDENCIAL DO IPP
» IPP ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FILIPE
» IPP ASSINA ACORDO COM UNIVERSIDADE DA CORUÑA
» HOMENAGENS A CORSINO TOLENTINO E DESMOND TUTU
» TERMINA CICLO DE FORMAÇÕES-PILOTO DA ACADEMIA DE LIDERANÇA
» PRAIA E A TEMPESTADE
» COMANDANTE PEDRO PIRES SOLIDARIZA-SE COM A LUTA DOS AFRODESCENDENTES NORTE-AMERICANOS
» TERCEIRA CARTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» COVID -19: MENSAGEM DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» CARTA ABERTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CABO VERDE
» ATÉ SEMPRE, CAMARADA MARCELINO!
» MORNA ELEVADA A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE
» IPP NO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO AFRICAN LEADERSHIP NETWORK