PRESIDENTE DO IPP DE VISITA A PEQUIM E À REGIÃO ADMINISTRATIVA ESPECIAL DE MACAU
No âmbito da celebração do «Ano de Amizade e Intercâmbio Cabo Verde - China» , o ex-Presidente da República e Presidente do Instituto Pedro Pires para a Liderança (IPP), Comandante Pedro Pires, viaja no próximo dia 28 de Junho para a China. A preparação e a organização desta visita, além da parte oficial chinesa, é o resultado de uma parceria entre o Gabinete do Ex-Presidente, o IPP e a Associação de Amizade Cabo Verde e China (AMICACHI). Esta visita tem como principais objectivos: o aprofundamento da amizade e da cooperação sino-cabo-verdiana, a promoção da cooperação entre instituições públicas e privadas dos dois países (nos âmbitos diplomático, económico, cultural e da educação, entre outros), e a pesquisa de novas oportunidades.
Do intenso programa de trabalho organizado em Pequim, destacam-se: (i) visitas de cortesia a altos Dirigentes Chineses, (ii) a participação do Comandante Pedro Pires no Encontro dos Estudantes e Emigrantes Cabo-verdianos na China, (iii) um encontro com empresários locais, (iv) a sua participação numa palestra organizada pela Universidade de Economia e Comércio, (v) encontros com responsáveis dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura, (v) uma visita à Escola Profissional de Changping, (vii) e um encontro com Embaixadores Africanos acreditados na China. De Pequim, o Presidente do IPP seguirá para a Região Administrativa Especial de Macau, onde também terá oportunidade de realizar uma série de contactos com entidades locais. Destaca-se a sua participação na inauguração da exposição bilíngue “Vida e Obra de Amílcar Cabral”. O programa conta, ainda, com uma palestra na Universidade de Macau, a ser proferida pelo Comandante Pedro Pires, que versará sobre o tema “A dimensão cultural no relacionamento entre países de língua oficial portuguesa” e com um jantar com a comunidade cabo-verdiana residente em Macau.
Recorda-se que o IPP tem como um dos seus principais propósitos contribuir para o reforço de capacidades de liderança de técnicos, gestores e decisores do sector público, privado e não-governamental em Cabo Verde e nos restantes países de língua oficial portuguesa. A visita do Presidente do IPP à China enquadra-se, portanto, no esforço que o Instituto tem vindo a fazer, desde a sua criação em 2013, no sentido de dar uma contribuição neste que é um desafio crítico para uma melhor apropriação/ownership do processo de desenvolvimento nacional.
Notícias recentes
» PROTOCOLO IPP/CEIDA COM FOCO NA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL» AQUILO QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER, NESTE FINAL DE ANO
» BIBLIOTECA PRESIDENCIAL DO IPP
» IPP ASSINA PROTOCOLO COM A CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO FILIPE
» IPP ASSINA ACORDO COM UNIVERSIDADE DA CORUÑA
» HOMENAGENS A CORSINO TOLENTINO E DESMOND TUTU
» TERMINA CICLO DE FORMAÇÕES-PILOTO DA ACADEMIA DE LIDERANÇA
» PRAIA E A TEMPESTADE
» COMANDANTE PEDRO PIRES SOLIDARIZA-SE COM A LUTA DOS AFRODESCENDENTES NORTE-AMERICANOS
» TERCEIRA CARTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» COVID -19: MENSAGEM DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS CABO-VERDIANOS
» CARTA ABERTA DO COMANDANTE PEDRO PIRES AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM CABO VERDE
» ATÉ SEMPRE, CAMARADA MARCELINO!
» MORNA ELEVADA A PATRIMÓNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE
» IPP NO DÉCIMO ANIVERSÁRIO DO AFRICAN LEADERSHIP NETWORK