NOTÍCIAS
Actualidades do IPP
14 Dezembro 2015 | Vista 1409 vezes |

COMANDANTE PEDRO PIRES EM CONVERSA COM JOVENS DO PROGRAMA “MAIS LÍDERES”


No âmbito de um Acordo assinado entre o Ministério das Comunidades e a Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, concernente à Promoção da Integração dos Imigrantes, esteve na cidade da Praia, de 08 a 13 de Dezembro de 2015, um grupo de 22 jovens descendentes de cabo-verdianos e residentes em Portugal.

A deslocação a Cabo Verde enquadra-se no Programa “MAIS LÍDERES”, que é coordenado pelo Alto Comissariado para as Migrações e que este ano conta com a organização do Ministério das Comunidades em parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal.

O programa tem como objetivo abordar conceitos  como a cidadania (global), a política e a democracia; formular ideias sobre como exercer/dar forma à cidadania; identificar prioridades estratégicas para a democracia e o desenvolvimento sustentável e partilhar a aprendizagem e os resultados do projeto com jovens locais.

No passado Sábado, dia 12 de Dezembro, o referido grupo esteve numa conversa com o Comandante Pedro Pires, que aconselhou os jovens a assumirem a sua múltipla pertença, para que, com isso, possam garantir e exigir os seus direitos. Enquanto jovens descendentes de cabo-verdianos residentes em Portugal, encorajou-os a intervirem no sector social, político e sindical daquele país. Na óptica do patrono do Instituto Pedro Pires para a Liderança, essa intervenção é um poderoso instrumento de participação e integração. Alertou, ainda, para a necessidade de apostarem na formação e na educação, que são ferramentas fundamentais para o sucesso e o triunfo, porque, afinal, “nós podemos ser empregados, mas também, podemos ser patrões”, disse o  Comandante Pedro Pires.

Menu Top